Orquestra Poema

A Orquestra POEMa (Projeto Orquestra Estúdio de Mangualde) é uma iniciativa do Município de Mangualde em parceria com o Conservatório Regional de Música de Viseu – Dr. José de Azeredo Perdigão (CRMV) e o Agrupamento de Escolas de Mangualde (AEM).
Iniciou a sua atividade em setembro de 2013, integrando somente alunos que se encontravam a frequentar o ensino articulado da música (CRMV/AEM) e elementos das bandas filarmónicas do concelho de Mangualde. Com o objetivo de alargar o projeto, tornando-o mais aberto, dinâmico e inclusivo, rapidamente foram incorporados músicos de concelhos limítrofes (Penalva do Castelo, Nelas, Viseu, Seia, entre outros).
Como característica “genética”, a POEMa é uma orquestra versátil e de formação variável, apresentando-se nos mais diversos formatos, incluindo grupos de música de câmara, big band, orquestra de cordas, banda sinfónica, orquestra clássica e orquestra sinfónica. As suas formações instrumentais são tão variadas como o seu repertório, apresentando música de diferentes períodos (desde o séc. XVII até aos dias de hoje) assim como diferentes estilos (erudito, jazz, world music e até rock).
Durante os 10 anos de existência da Orquestra POEMa, nas várias iniciativas levadas a cabo, colaboraram com o projeto mais de duas centenas de músicos, coros e solistas nacionais e internacionais. Destacam-se as apresentações na área do teatro musical com a Contracanto Associação Cultural e com a Culturdão, os concertos sinfónico-corais com o Coro Canto e Encanto, Coro Diocesano de S. Teotónio, Coro Misto do Conservatório Regional de Música de Viseu e Coro Magnus D’om. Apresentaram-se como solistas, entre outros, Miguel Rodrigues (bateria), Nancy Brito (acordeão), André Cardoso (guitarra), João Abrantes (guitarra elétrica), Ecaterina Neagu (soprano), Cristina Aguiar (soprano), José de Eça (tenor), Joana Neves (clarinete), Anícia Costa (piano), Luís Peres (violino), Tiago Coimbra (oboé) e Abraham Cupeiro (multi-instrumentista) com quem se apresentou no Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu.
A orquestra POEMa é dirigida desde a sua fundação pelo maestro Tiago Correia. Mantendo os objetivos formativos e performativos, a orquestra encontra-se atualmente dividida em 4 valências distintas: Orquestra Sinfónica Juvenil POEMa, Grupo de Sopros e Percussão POEMa, Orquestra de Cordas POEMa e Orquestra Clássica POEMa.