Circuito Municipal das Escolas de Natação
O Circuito Municipal das Escolas de Natação tem vindo a afirmar-se, no panorama local e regional, como um modelo de socialização que propícia uma prática desportiva de qualidade. Materializando-se em actividades de animação sócio-desportiva de âmbito inter-municipal, que envolveu na pretérita época a participação de 640 atletas.
O projecto foi criado no ano de 2004, pela Câmara Municipal de Mangualde, encetando um esforço conjunto com quatro Autarquias locais, Nelas, Oliveira de Frades, Vila Nova de Paiva, Vouzela e quatro colectividades: a Associação de Educação Física e Desportiva de Tondela, a Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos, o Palácio dos Desportos e o CAF.
A Câmara Municipal de Mangualde, enquanto Comissão Organizadora, tem-se empenhado no crescimento deste projecto desde a sua concepção, de tal forma que, actualmente, congrega vinte Escolas de Natação, provenientes dos distritos de Viseu, Guarda e Coimbra. Esta Comissão, tem incessantemente, procurado ajustar e desenvolver uma regulamentação mais rigorosa, adaptando-se às especificações da Federação Portuguesa de Natação.
Participam Escolas de Natação representando quinze municípios, Mangualde, Aguiar da Beira, Nelas, Vouzela, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Arganil, Penalva do Castelo, Oliveira de Fades, Sernancelhe, S. João da Pesqueira, Tábua, Moimenta da Beira, Armamar e Lamego e sete colectividades: Associação de Educação Física e Desporto de S. Pedro do Sul, Clube de Natação de Resende, Associação Recreativa e Cultural de Alvarelhos, e Visabeira Turismo (Forlife e Príncipe Perfeito), Associação de Educação Física e Desporto de Tondela e Centro Cultural e Recreativo de Ferreirim.
O Circuito Municipal tem na natação de Pré-competicão um dos seus principais objectivos, procurando atingir um número cada vez mais elevado de participantes com nível qualitativo de excelência.
Com este projecto pretende-se, também:
- Proporcionar uma maior visibilidade e projecção às Piscinas Municipais e localidades participantes;
- Potenciar a motivação e fidelização dos jovens utentes com vista a formar futuros atletas;
- Responsabilizar e profissionalizar os Técnicos no ensino da Natação com vista à criação de Escolas Modelo com padrões de qualidade;
- Desenvolver a Natação na Região, fomentando a participação de todas as Escolas, independentemente da sua dimensão;
- Incutir nas Escolas uma uniformidade de trabalho com vista a uma estandardização técnico-didáctica;
Na prossecução dos seus desideratos, a Comissão estabeleceu uma parceria com a Associação de Natação de Aveiro, que assumiu o compromisso de arbitrar as provas com o intuito de as credibilizar e, acima de tudo, potenciar as capacidades dos atletas participantes.
As nove concentrações realizar-se-ão nas seguintes datas/localidades:
(em actualização)
Englobado neste projecto, visando a participação dos atletas mais jovens e menos experientes, foi criado o Torneio de Natação Prof. Afonso Saldanha, realizando-se, na corrente época, o vigésimo, vigésimo primeiro, vigésimo segundo e vigésimo terceiro Torneio.
Nestes Encontros pretende-se desenvolver um salutar convívio num ambiente de festa desportiva incutindo-se, paulatinamente, o "gostinho" pela prática desta modalidade. Na época transacta participaram 456 nadadores, em representação de 20 Escolas de Natação.
(em actualização)