União das Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe de Mato
População: 727 habitantes
No âmbito da reorganização administrativa do território das freguesias, implementada em Portugal pela Lei n.º 11-A/2013 de 28 de janeiro, procedeu-se à agregação de diversas freguesias. Foi neste contexto que as freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato, pertencentes ao concelho de Mangualde, distrito de Viseu, foram unificadas, dando origem à União das Freguesias de Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato.
Moimenta Maceira Dão
História
Situada entre os rios Dão e Mondego, a freguesia de Moimenta Maceira Dão dista cerca de 5 quilómetros da sede do concelho de Mangualde, no distrito de Viseu, e tem, a poucos quilómetros de distância, a imponente Serra da Estrela. O seu orago é Nossa Senhora das Neves, celebrada anualmente no dia 5 de agosto.
O topónimo da freguesia é composto por três elementos, sendo necessário decompô-los para melhor compreender o seu significado; assim, o primeiro elemento do composto, “Moimenta”, deriva do latim “monumenta”, fazendo referência a “monumento”; o segundo elemento toponímico “Maceira”, poderá ter o significado de “macieira”, a árvore de fruto, o que não seria de estranhar dada a fertilidade destes terrenos de policultura; o terceiro elemento é designativo da localização da freguesia, na região do Dão, assim designada pela passagem do rio Dão. No entanto, Moimenta seria a designação original desta povoação que terá “herdado” os restantes elementos do seu composto, pela relação eclesiástica que teve com o Real Mosteiro de Maceira Dão.
O povoamento inicial do território da freguesia deverá remontar a épocas castrejas, pelo menos a julgar pelos vestígios descobertos nas povoações circunscritas. O território da atual freguesia de Moimenta de Maceira Dão incluía-se no antigo concelho de Azurara da Beira que ocupou, até ao século XVIII, as férteis terras que ligam a margem esquerda do rio Dão à margem direita do Mondego.
A Igreja Paroquial de Moimenta de Maceira Dão, dedicada a Nossa Senhora das Neves, faz parte do património cultural e edificado da freguesia.
Moimenta de Maceira Dão foi um curato da apresentação do Real Mosteiro de Maceira Dão, construído a meados de 1173, no antigo concelho de Azurara, quando D.Afonso Henriques concedeu carta de couto.
A nível económico, Moimenta de Maceira Dão caracteriza-se como uma freguesia essencialmente rural, apesar de atualmente estarem a ser desenvolvidas inúmeras atividades de desenvolvimento. O solo proporciona uma agricultura que ultrapassou os limites da subsistência, sendo atualmente uma atividade económica de grande importância para a freguesia, assim como a vitivinicultura, a fruticultura e a pastorícia; o comércio e os serviços fazem também parte da vida económica da população, porém, é a agricultura a base da economia local. Há também na freguesia quem se dedique à tapeçaria artesanal, alguns nos tempos livres, outros porém, a tempo inteiro, mantendo assim viva a memória e as tradições do seu povo.
Caraterização da Aldeia
Atividades Económicas:
Agricultura
Pequena Indústria
Festas e Romarias:
Nossa Senhora das Neves (5 de agosto)
Património:
Igreja Paroquial
Campas Antropomórficas
Artesanato:
Tapetes Arraiolos
Coletividades:
Moimenta do Dão F. C
Centro Social Cultural D. D. do Amb. e Patrim. de Moimenta de Maceira Dão
Irmandade Nossa Senhora das Neves
Infraestruturas:
1 Campo de Futebol
1 Polidesportivo
Parque Infantil
Orago:
Nossa Senhora das Neves
Lobelhe do Mato
História
Lobelhe do Mato é uma freguesia do Concelho de Mangualde, no distrito de Viseu. Dista cerca de sete quilómetros da sede do concelho, e é constituída por apenas uma povoação, a de Lobelhe do Mato.
O orago da freguesia é São Paulo todos os anos celebrado a 25 de janeiro. Paulo, apóstolo dos gentios, foi conhecido até à sua conversão por Jesus Cristo por Saulo. Herdou a cidadania romana do pai judeu que o educou como fariseu. Foi um dos principais perseguidores dos cristãos, tendo estado presente na lapidação até a morte de Santo Estevão. A caminho de Damasco numa das suas perseguições aos cristãos, teve uma visão em que Jesus Cristo o repreendia e lhe dizia que estava destinada a fé cristã aos gentios e não aos judeus. Paulo foi então batizado e tornou-se um grande difusor do cristianismo entre os povos não judaicos o que lhe valeu o título de apóstolos dos gentios, embora nunca tivesse feito parte do grupo dos doze apóstolos. Em Jerusalém, e em consequência da sua pregação contra a lei judaica, Paulo foi preso. Invocou então o seu direito ao ser julgado como um cidadão romano perante o Imperador Nero. Posteriormente terá sido decapitado uma vez que os cidadãos romanos tinham o privilégio de serem executados dessa maneira (menos cruel e bárbara do que outros tipos de execução).
O topónimo Lobelhe alude à presença no local, e o composto “Mato” deve-se, por certo, ao facto deste ter sido um território de plantas agrestes. Lobelhe teve em tempos recuados, a categoria de concelho, mas com a extinção das ordens militares, durante o reinado de D. Afonso III, deixou de ter autonomia local, passando a integrar o concelho de Azurara (Mangualde).
No património cultural e edificado na freguesia, destaque para a Igreja que tem como titular São Paulo e deverá datar da Renascença, como o indicia a talha do altar-mor, rica em adornos. É também digna de menção a Capela da Nossa Senhora das Neves, muito antiga, onde se encontram quadros de algum valor artístico. Também de referir a casa solarenga que pertenceu a Lourenço de Costa Faro, antigo capitão-mor de Azurara.
Os habitantes desta freguesia dedicam-se essencialmente à agricultura, à exploração florestal e ao artesanato, no qual ressaltam os trabalhos em tapeçaria.
Caracterização da Aldeia
Atividades Económicas:
Agricultura
Festas e Romarias:
Nossa Senhora das Neves (5 de Agosto)
São Paulo (25 de Janeiro)
Património:
Igreja Matriz
Capela da Nossa Senhora das Neves
Coletividades:
Sociedade Filarmónica Lobelhense
Bacatela
Infra-Estruturas:
Polidesportivo
Estabelecimentos Comerciais
Orago:
S. Paulo
Contactos União das Freguesias Moimenta de Maceira Dão e Lobelhe do Mato
Presidente: Nuno Paiva (PS)
Rua Nossa Sra. Neves
3530-310 Moimenta de Maceira Dão
Email: jf.ufmmdlm@gmail.com