CM Mangualde

Palavra do Presidente


Estimados mangualdenses,

Com a entrada de mais um ano, permitam-me que partilhe convosco, cidadãos e emigrantes do nosso concelho, o que traçámos para 2025 e o que realizámos ao longo do último ano, em prol do desenvolvimento do nosso território e do bem-estar da nossa comunidade, em crescimento desde 2021, com a  fixação de mais de duas centenas de pessoas. Este aumento da população contraria o paradigma das últimas décadas no interior do país, que tem assistido a uma perda da população.  Independentemente da nacionalidade, e sabemos que no nosso Agrupamento de Escolas temos 400 alunos de 22 nacionalidades, tal diz muito de quem somos: um concelho acolhedor e integrador,  uma das razões pela qual dispomos, desde outubro passado, de um balcão da AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo).

Ao mesmo tempo que invertemos a desertificação, damos passos largos em direção a um concelho cada vez mais industrializado, gerador de emprego, com a instalação,  desde 2021,  de  cerca de 80 empresas,  que refletem a forte dinâmica e resiliência dos nossos empresários a quem o Município oferece condições, na perspetiva de captação de investimento.

Mangualde pode afirmar com orgulho que é o território de pequena dimensão com mais verbas aprovadas, em projetos públicos e privados, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), tendo o Município projetos assegurados na ordem dos cinco milhões de euros.  

Somos um concelho em forte desenvolvimento e estamos decididos em seguir esta tendência, ainda que de forma sustentada. Exemplo disso são as  Piscinas Municipais,  que reabriram este ano, após obras de requalificação no valor superior a um milhão de euros, tornando-as num equipamento mais seguro, confortável e com consumos energéticos mais eficientes.

A Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Cubos, um ponto de viragem no ciclo da água que, nos próximos tempos, irá contribuir para reaproveitar mais de 50 por cento das águas residuais do concelho. 

Na área da Sustentabilidade e Transição Climática,  iremos investir, em 2025, mais  de 1,6 milhões de euros em Etar’s, obras de saneamento e abastecimento de água. 

Implementámos  o  SmartParking estacionamento inteligente na cidade, que contribui para poupança de tempo e combustível, um enorme contributo para a neutralidade carbónica.  Iniciámos as obras do futuro  Ecocentro, que deverá entrar em funcionamento em abril do próximo anopara uma coleta seletiva, reaproveitamento e troca de materiais.

Na educação inaugurámos o CTE – Centro Tecnológico Especializado, um marco importante para o desenvolvimento das competências dos nossos jovens, a quem queremos dar oportunidades de emprego no futuro Hub Tecnológicoprevisto nas Grandes Opções do Plano do próximo ano, que incluem reabilitações de edifícios escolares.

A requalificação da rede viária  do concelho irá implicar um investimento de mais de 1,5 milhão de euros.  

Na área da transformação Digital avançámos com o  Bairro Comercial Digital, um projeto que em 2025 estará em plena execução para que os nossos comerciantes acompanhem os tempos modernos.

Na área da habitação iremos concluir a requalificação do Bairro Municipal da Gândara  e a reconversão de  um  edifício que irá integrar a  Bolsa Nacional de Alojamento Urgente e Temporário (BNAUT) para darmos uma resposta rápida a quem ficar desalojado de forma temporária.  Abrimos o primeiro o primeiro e único Gabinete de Apoio à Vítima do distrito,  reforçando o nosso compromisso com a segurança e o bem-estar dos cidadãos.

2024 foi também o ano em que devolvemos aos cidadãos a  Quinta Dona Leonor e iniciámos as obras de requalificação do Parque Urbano Ana de Castro Osório com conclusão prevista no primeiro semestre de 2025, que será um marco na qualidade de vida.

Na cultura é consensual o enorme sucesso das“Festas da Cidade”,  da Feira dos Santos”, do “Em Quarto Crescente”,  que, atraíram milhares de pessoas. Reforçámos a nossa oferta cultural com o “Mangualde mais Natal”, “FanZone”, “Dias de Festas” e com o “Encruzarte, este último com o propósito de valorizar a cultura e o vinho, enaltecendo a nossa casta rainha Encruzado.

O Arquivo Municipal,  com inauguração para breve,  ganhou centralidade com novas instalações, para preservarmos a nossa história e património.

No próximo ano iremos usar o orçamento de 35,5 milhões de euros para continuar a investir na melhoria das infraestruturas e serviços.

Este é o ano em que avançam as obras no  Centro de Saúde,  será dado início ao projeto de reconversão do edifício do Mercado Municipal  e à  Interface Modal de Passageiros (Central de Camionagem). Também serão dados os primeiros passos para a execução das  futuras zonas de acolhimento empresarialque irão captar mais investimento e gerar mais emprego.

Será mais um ano de muito esforço, dedicação e empenho de todos, tendo como meta um concelho cada vez mais promissor, no qual todos tenham orgulho em viver.

A todos um Feliz 2025, repleto de conquistas.